terça-feira, outubro 05, 2010

Da republica, da monarquia e das bandeiras

Eu sou republicano apenas por uma razão: acredito firmemente que os Homens nascem iguais. Iguais nos direitos, iguais nos deveres e iguais nas oportunidades. Qualquer monárquico por mais democrata que se sinta e seja não acredita no princípio que referi em epígrafe e qualquer discussão à volta disso é perda de tempo: um rei é alguém que quando nasce lhe é atribuido direitos e deveres de excepção, algo que eu não aceito à luz da minha noção de Humanidade. É sobre esta questão que, para mim, o debate monarquia e república se deve colocar e não no plano da "Democracia". Nesse plano há demasiadas excepções para que a discussão intelectual possa ser concisa e coerente. As cores e os símbolos da bandeira do meu País são aquelas e aqueles nela vejo para além da sua expressão formal e estética e nesse sentido tanto pode ser branca, azul e branca ou verde rubra.

Sem comentários:

Enviar um comentário