segunda-feira, setembro 20, 2010

O Pecado de Manuel Maria Carrilho

(“Embaixador de Portugal na UNESCO, Manuel Maria Carrilho, confirmou à Agência Lusa em Paris que foi "demitido" do cargo, recusando comentar uma decisão de que tomou conhecimento "pela notícia da agência".)



Manuel Maria Carrilho foi o melhor Ministro da Cultura de Portugal desde que há Ministério da Cultura.
Tinha uma ideia concreta sobre “política cultural do Estado” e capacidade intrínseca de se bater por essa mesma ideia quer junto do Governo quer junto da sociedade portuguesa.
Com Manuel Maria Carrilho, Portugal, ganhou notoriedade internacional e a produção cultural interna ganhou um ânimo nunca visto. Manuel Maria Carrilho deixou obra e permanece uma referência.
O “pecado” de Manuel Maria Carrilho – que conduziu ao seu afastamento das lides governativas e a esta espécie de saneamento político da UNESCO – é só um: ser honesto com o seu próprio pensamento e agir em conformidade.
Manuel Maria Carrilho não percebeu – ou se percebeu fez de conta que não percebeu – que em Portugal é muito difícil ser intelectualmente honesto. Em Portugal é essencial ser uma plasticina intelectual, adaptável a todas as realidades e circunstâncias.
Embora tendo pena que essa falta de percepção de Manuel Maria Carrilho o tenha afastado quer do Ministério quer da UNESCO fico particularmente feliz por ele continuar a persistir na estupidez de ser intelectualmente honesto.

Sem comentários:

Enviar um comentário