terça-feira, abril 06, 2010

A Pedofilia e a Igreja Católica Romana

Nota prévia: sou absolutamente arreligioso.

Os escândalos relacionados com a pedofilia têm assolado em catadupa a Igreja Católica Romana, facto que tem contribuído para que a dita confissão religiosa e os seus mais altos representantes estejam sob “fogo intenso”.
O crime de pedofilia é abominável em si mesmo, passível de condenação pesada em qualquer sociedade civilizada, e as motivações patológicas de quem o pratica não devem servir para atenuar a culpa mas apenas para que à pena aplicada se acrescente tratamento.
Os pedófilos não pertencem a nenhuma cultura, classe social, etnia ou credo religioso em particular.
Os pedófilos são transversais a todas as classificações humanas possíveis.
Não há nem mais nem menos pedófilos no universo católico do que no protestante, judaico, muçulmano, arreligioso, agnóstico ou ateu.
O problema da pedofilia praticada por sacerdotes católicos é apenas agravado do ponto de vista da sua percepção social porque a religião é matéria de fé assente em confiança. Confiança na mensagem e confiança nos seus portadores.
Um padre pedófilo é um cancro que mina a confiança dos crentes e multiplica a motivação dos seus adversários.
Por outro lado a atitude secular da Igreja Católica do silenciar por medo das consequências e do sonegar à justiça dos homens aquilo que é da Justiça dos homens só tem contribuído para a triplicação dos danos que estes escândalos lhe estão a causar.
A Igreja Católica está a esquecer que o assumir do “pecado” só vale se tal implicar o assumir das respectivas responsabilidades. Não basta pedir perdão é preciso a contrição e essa implica penitência e cumprimento de pena.
Se a Igreja Católica pretende manter a autoridade moral sobre os seus fiéis tem que se dar ao respeito, afastando do seu seio todos os pedófilos e ajudar sem reticências quer as vítimas quer os sistemas judiciais.
Se neste caso a culpa morrer solteira, embrulhada num perdão abstracto, a Igreja Católica Romana estará a um passo da sua auto-destruição.

Sem comentários:

Enviar um comentário