quinta-feira, janeiro 20, 2011

Porque é que Cavaco Silva vai ser reeleito e a abstenção vai crescer

No próximo domingo Aníbal Cavaco Silva vai ser reeleito Presidente da República por culpa exclusiva dos seus adversários directos. Uns por serem meros candidatos do sistema e outros por serem o pior que os “fora de sistema” podem ser.

Os candidatos do sistema são Manuel Alegre e Francisco Lopes.
Os candidatos “fora do sistema” são Fernando Nobre e José Manuel Coelho.
Defensor Moura não é uma coisa nem outra, sendo uma espécie de candidato “regional”.

Manuel Alegre vai ter o que merece: trocou a sua independência, o seu quadrado, pela sujeição "bi"partidária, com a agravante de ser a pedra de toque do impossível: a conciliação PS/Bloco de Esquerda. Ao querer ter sido um candidato do sistema meteu-se num labirinto de contradições insanáveis sendo, em simultâneo, cúmplice de intoleráveis silêncios e de ruídos demagógicos. Perdeu-se…perdendo antes de começar.

Francisco Lopes é o candidato do PCP. PCP, parte importantíssima do sistema, e nada mais há a acrescentar…a não ser que “faz parte”.

Cavaco Silva é o melhor candidato do sistema. É um dos mais sólidos esteios do Bloco Central de Interesses, com espaço suficiente para os demais (a malta ligada ao “sobreirame” e aos submarinos). Cavaco Silva foi sempre o melhor aliado de Sócrates e o cajado sempre firme dos filhos dilectos do cavaquismo, a rapaziada da política dos negócios e dos negócios da política. Além do mais, é suficientemente severo e magro para corresponder à imagem paternal-avoenga tão ao gosto dos netos da Santa Inquisição e do Salazarismo que a porcaria do sistema educativo que temos tarda a eliminar.

Fernando Nobre, um “fora do sistema”, revelou-se um demagogo-populista, arrogante, moralista e politicamente ignorante, com tiques de autoritarismo, uma espécie de Pina Manique "sebastianista-bacoco".
José Manuel Coelho…bem José Manuel Coelho é um fenómeno do “tropicalismo-atlântico”, tristemente muito engraçado.
Por isso Cavaco Silva vai ser reeleito - é a aposta mais segura que o sistema pode oferecer ao sistema, sistema esse que os candidatos "fora do sistema" ajudaram a consolidar - e a abstenção vai crescer.

2 comentários:

  1. Tristemente assim é. Muito lúcido, menino.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente! A única coisa que me vai deixar em paz é que NÃO SERÁ COM O MEU VOTO. Como diria o meu pai, contra ele até um cão levaria o meu voto e como, dentro do sistema, do que poderá ter algum efeito para além de Domingo é Francisco Lopes, o meu voto irá, como evidentemente já suspeitas, para este candidato.

    ResponderEliminar